quarta-feira, 16 de março de 2016

Ser ouvida vs ser escutada

Eu sei quem são os que se preocupam e gostam de mim. Sei os esforços que fazem e tudo aquilo que dão por um sorriso meu. Sei o quanto me querem ver bem e ver feliz.
Sei que me ouvem quando preciso de desabafar e que muitas vezes escutam mesmo o que digo, porque se tratam de coisas fáceis. Assuntos banais como "hoje tenho aula" ou "temos de comprar pão" ou até mesmo "estou preocupada com a cadeira x"
Mas depois há os assuntos mais complicados. Aqueles que ninguém quer escutar apesar de serem muito ouvidos. Aqueles que nos dão a volta ao estômago e à cabeça porque depois de verbalizados é impossível esquecer. Mas é sempre mais fácil fazer de conta que está tudo bem.
Eu sei quem são os que amam verdadeiramente mas nos assuntos mais complicados eles esquecem-se de me escutar. Porque eu ganho coragem para os verbalizar mas eles não ganham coragem para me ouvir verdadeiramente. Apenas me ouvem e eu continuo sem resposta, sem reacção da parte deles.
Eles, aqueles imprescindíveis na minha vida, deixam cair o apoio que sempre me deram ao longo de todos os momentos, quando se trata desses assuntos.
Será medo da resposta que querem/podem dar?
Será que não sabem o que dizer e preferem o silêncio que me mata por dentro?
Será que é mais fácil ver-me sofrer do que verbalizar o que pensam?
Será que é mais fácil ver-me infeliz do que me fazer ver que estou errada?


Eles, os imprescindíveis na minha vida, escolheram deixar-me desamparada numa altura em que mais precisava...

Sem comentários:

Enviar um comentário