quinta-feira, 22 de maio de 2014

Portugal, país pequeno, é um país de GRANDES!

Não preciso de dizer que fomos o povo que abriu as portas do mundo ao fazer o descobrimentos por via marítima pois não?
Não preciso dizer que os nossos escritores são mundialmente conhecidos pelas suas obras marcantes e de beleza cultural inigualável pois não?
não preciso dizer que sempre fomos um povo com garra e vontade de vencer que sempre conseguiu sobreviver às maiores catástrofes pois não?
E também não preciso de dizer que cada vez mais nos esquecemos de toda a grandeza deste país pequeno, pois não?
Que cada vez temos melhores profissionais que nos são "roubados" com consentimento próprio por outros países onde são devidamente valorizados. Não preciso dizer que quando vemos equipas de investigadores a mostrarem ao mundo a sua grande descoberta que irá tornar o mundo num local melhor ou dar mais qualidade de vida à população, um português está incluído? E que na maioria das vezes não houveram vagas para que essa mente brilhante se mantivesse no seu país, agradecendo tudo aquilo que o nosso Estado apostou nele e retribuindo o favor...

Pois é minha gente, eu sou daquele género de pessoas que diz que Portugal é um país pequeno mas que tem gente Grande, mentes brilhantes, de capacidade infinita e em diversas áreas. Portugal tem a corticeira líder mundial, tem o vinho do Porto de tão agrado dos turistas, tem praias fantásticas e paisagens montanhosas que não ficam atrás. Portugal é belo e tem gente bela!
Portugal... Portugal tem génios! Génios de matemática que são reconhecidos em concursos internacionais! Portugal têm génios matemáticos que ultrapassam a Coreia do Sul! Portugal não é apenas um país pequeno em que a matemática falha, ou que nem a língua materna pronuncia bem... Portugal é mais que isso.
Foi um refugio de judeus, foi conquistado pelos árabes e romanos mas também os expulsou, descobriu o Brasil e o caminho marítimo para índia. Teve Saramago, um escritor exímio! Tem modelos que fazem parte da Victoria's Secret, e o melhor jogador do mundo.
Obviamente, Portugal tem um lado mau, como toda a gente tem e como qualquer país. Mas Portugal é bom! E por favor, deixem de deitar por terra o trabalho daqueles portugueses que se esforçam para terem reconhecimento pessoal mas que ao mesmo tempo levam Portugal a um patamar mais elevado em que é reconhecido pela qualidade e excelência.

Eu sou por Portugal, e tu?

1 comentário:

  1. é isso mesmo!
    Portugal é um país de gente inteligente, governado por gente não tão inteligente. É triste, mas temos tantas qualidades.
    Fomos até eleitos, por um estudo americano, o melhor país europeu

    ResponderEliminar